Este ano não foi muito fácil para a economia do país e com isso muitas pessoas tiveram que “se virar nos 30”. O resultado foi que boa parte delas começaram a se interessar pela Uber, um serviço de “táxi econômico”.

Neste artigo, vamos mostrar como ganhar dinheiro com o Uber.

Antes de iniciar a leitura, vale fazer um comentário importante – várias vezes nós publicamos matérias sobre o Uber e algumas pessoas se sentem ofendidas. Entendam que nós não somos contra os taxistas, mas prezamos também pela inovação.

Em momento de crises político-econômica, esse “aplicativo” tem sido o ganha pão de muitas famílias, seja para os motoristas ou quem paga mais barato pelo serviço de “leva e traz”. Quanto à regularização do setor, está tramitando no congresso algumas normas.

O fato é que se você viu nesse aplicativo uma chance de mudar de vida, saiba que existem formas de ganhar dinheiro com o Uber e reestruturar a vida financeira. Confira!

Vamos lá? Acompanha aí!

1 – Carregador Veicular ou Power Bank

A dica numero 1 é: ande sempre com um carregador veicular ou uma Power Bank.

– O power bank é uma bateria de bolso que pode ser reabastecido sempre que houver uma porta USB por perto, portanto pode ficar conectada ao computador, enquanto o celular ou o tablet é utilizado de forma independente.

Afinal, você nunca sabe quando a bateria do seu celular vai acabar.

E o seu celular é um item de trabalho, nesse caso. Logo é imprescindível – se a bateria acaba e você não consegue carrega-lo, então, o seu emprego não fará sentido.

É muito importante que você tenha um desses acessórios no seu carro.

O carregador veicular nada mais é do que um adaptador que conecta o cabo do carregador no “acendedor de cigarro”. Já o power back são pequenos acessórios que tem energia armazenada neles, que dá para carregar o celular uma ou mais vezes.

O ideal e mais aconselhável é ter o carregador veicular e usá-lo quando está dentro e o power bank para quando não está no carro.

2 – O Chip correto para o seu celular

Use sempre o chip correto para o seu celular porque se o chip ficar folgado demais ou se você cortar errado o chip, ele vai acabar dançando no Slot e você vai perder o sinal mais facilmente.

O Uber é um aplicativo que exige uma boa conexão com a internet e se você ficar sem esse sinal pode perder a viagem, perder pontos e ficar off-line mesmo sem perceber.

Aqui estamos falando do tamanho do chip ideal e não da operadora em si. Isso porque para cada tipo de celular há um tipo de chip – microchip, nano chip, chip comum, entre outros.

Uma boa alternativa é usar os adaptadores de chips, que dá suporte para todos os tipos.

3 – Feche os aplicativos

Feche todos os aplicativos que não estiver usando eles – ou seja, durante uma “corrida”.

Se você usa o waze, por exemplo, saiba que ele consome muita bateria e muito processamento do seu celular. Portanto, isso pode travar o seu aparelho ou simplesmente acabar com a carga da bateria.

O aconselhável e economizar bateria e internet. Em caso contrário, você perderia viagens.

Ainda que não seja uma recomendação oficial, o que se sabe é que muitos motoristas do Uber tem usado dois celulares, uma para o transporte de passageiros e outro para fins pessoais.

Essa pode ser uma boa ideia – desde que você entenda que precisa ter um smartphone especialmente dedicado aos seus clientes. Afinal, ninguém quer ter que ficar esperando a internet voltar ou ficar ditando o caminho já que o celular desligou, não é?

4 – O aplicativo do Uber tem que estar aberto

A recomendação acima é fechar todos os aplicativos, mas agora vem a exceção: menos o Uber.

Deixe sempre o aplicativo da Uber aberto no seu celular e evite colocar no modo economia de energia enquanto tiver com passageiros.

Nesse modo, o seu celular pode bloquear automaticamente e você deixa de ficar online mesmo sem que tenha percebido.

5 – Um bom plano de dados móveis

Tenha sempre um bom plano de dados para que você possa fazer as para os seus passageiros sempre que for preciso e elas não precisem ser feitas através da internet.

As ligações comuns são ideias, por isso um bom plano é ideal para, ao mesmo tempo, não te fazer gastar mais dinheiro do que deveria.

O correto é ter um plano de minutos com uma boa internet.

Geralmente, o plano pré-pago atende muito bem, porém um plano pós-pago te dará mais segurança… Resta saber qual melhor se adapta ao seu perfil.

6 – Atualize o aplicativo do Uber

Com as atualizações do aplicativo Uber, muitas pessoas, muitos passageiros ficaram confusos quanto ao ponto de partida – como iniciar, qual é o destino?

Então, recomenda-se que o motorista pergunte sempre ao passageiro antes de iniciar a viagem se o destino que ela inseriu no aplicativo está correto.

Isso te dá a garantia de uma boa viagem e que termine sem confusão. Além disso, você pode ganhar 5 estrelas no app – o que fará ganhar dinheiro com o Uber com outras corridas também.

A ideia é a de considerar o passageiro um verdadeiro cliente e toda a atenção que puder destinar a ele será de grande valia para o seu negócio – evite de aborrecer o passageiro durante a viagem.

7 – Peça indicação de caminho ao passageiro

Mesmo quando o aplicativo indicar o caminho a ser feito, pergunte ao passageiro se ele tem alguma sugestão, a se pensar no trânsito e em opções alternativas.

8 – O celular desligou quando você já tinha aceito uma corrida…

Nesse caso, você não precisa se desesperar. Se você já aceitou, então o passageiro estará te esperando no lugar combinado. O grande problema é que você terá que ser bom de memória e lembrar qual é esse lugar.

A viagem ainda estará em curso! O passageiro estará esperando e o aplicativo não terá cancelado a sua viagem!

Depois, você precisará dar um jeito de seguir viagem – seja pedindo informações ao passageiro ou ligando algum aparelho de GPS para localizar o destino.

Além disso, você precisará recarregar o seu celular brevemente para avaliar o passageiro e receber o dinheiro.

9 – Suportes para o Celular

Use o suporte do seu celular na saída do ar condicionado, uma vez que os aplicativos consome muita bateria seu celular tende a esquentar.

Na saída do ar condicionado é uma excelente estratégia pro seu celular não sofrer com o superaquecimento e trazer prejuízos ou danos ainda maiores.

O suporte de celular e um item barato que pode custar apenas 15 reais.

Além da vantagem de evitar o superaquecimento, deixar o celular no suporte pode dar visibilidade ao passageiro, que vai analisar o caminho que está sendo feito.

Esse é um ponto positivo para você, motorista.

10 – Tenha água e balas no seu veículo

A água e as balas não são obrigatórias! Mas esse pode ser o seu diferencial…

Lembre-se que a ideia é ganhar estrelas no aplicativo e quanto mais estrelas mais “bem falado” você estará. Portanto, além de ser agradável, perguntar sobre o caminho, ter esses itens pode ser uma boa opção de sair na frente da concorrência.

Caso o passageiro solicite água e você não tenha, diga a ele que vai parar na conveniência mais próxima! E faça isso!

11 – Músicas Variadas

Tenha um pen drive com músicas variadas, mesmo que você não goste das músicas, tenha no carro.

Isso inclui diversos estilos musicais, desde lírico até as músicas clássicas, sertanejo, funk, axé.

A ideia é agradar o cliente, lembra?

12 – Aplicativos de Aeroportos

Baixe o aplicativo de voos do aeroporto de sua cidade, sendo assim, você vai saber quais são os dias que mais “bombam”, que mais vai ter gente chegando na sua cidade.

Isso aumenta as suas chances de conseguir fazer viagens e ter lucros em determinados dias da semana.

Outra opção é ler o noticiário e saber o dia que terá shows, eventos grandiosos… Entre outros.

Ainda há a ideia de baixar o aplicativo de taxímetro no seu celular.

Muitos amigos sabem que você “Faz Uber” e muitos vão solicitar alguma viagem sem ser pelo aplicativo Uber. Utilize esse aplicativo ao seu favor.

13 – Atualização do Aplicativo só em Rede Wi-Fi

Desative atualizações de aplicativo pelo plano de dados do seu celular, isso evita que você gaste boa parte do seu plano e não tenha que renovar com aqueles pacotes super caros que a sua operadora oferece.

Normalmente, essa opção já vem habilitada de fábrica no seu aparelho, mas verifique – por via das dúvidas!

Se o seu celular possuir essa opção, desative o uso de dados em aplicativos em segundo plano. Isso economizará boa parte do seu plano de dados.

Essa questão otimiza dinheiro e tempo, já que pela conexão móvel, o aplicativo demora bem mais para ser atualizado.

25 dicas valiosas para ganhar dinheiro com o Uber
Reprodução: Google

Leia Também – Como Calcular os Gastos de um Carro

E depois que você comprar um carro ou se já tiver um… Sabe como fazer o cálculo dos gastos mensais e anuais dele? Será que é 10% do valor total? Será que tem como fazer uma previsão? Será, Será, Será?

A regra é a seguinte…

Pegue o valor do seu salário mensal e multiplique por 6. O resultado é o valor máximo do carro que você poderá financiar. Exemplo: um salário de 3,3 mil reais multiplicado por 6 vai dar um valor médio de 20  mil reais.

“Mas Trovó, quero um carro que custa 50 mil reais”. Ok. Dê um jeito de melhorar o seu salário e aí você poderá comprar um carro de 50 mil reais. Gostou? Leia a notícia toda! 

14 – Evite atender ligações quando estiver na fila do aeroporto

Uma vez que você atende essas ligações você pode sair da fila e saindo da você retornara para ela ao final. Já aconteceu com vários motoristas e isso não é recomendável.

Nesse caso, estamos falando de pessoas que ficam nas filas dos aeroportos, de shows, rodoviárias, etc.

15 – Pegou o passageiro sem iniciar a viagem?

Se você pegou um passageiro e não iniciou a viagem quando chegou ao destino dele, não inicie.

O próprio aplicativo vai perguntar se você esqueceu-se de iniciar a viagem quando ele perguntar isso diga que sim, ele vai calcular o trajeto do ponto de partida ao ponto de destino.

16 – Nunca toque na opção “receber dinheiro” ou “encerrar a viagem”

O normal do Uber é você deslizar.

Já aconteceu com várias pessoas de tocar nessa opção e quando chegaram ao destino do passageiro, o aplicativo não conseguiu calcular qual era o valor da viagem, então ele pagou que achou justo…

Tome muito cuidado com essa opção!

17 – Se você desconfiar daquele lugar em que foi solicitado o Uber…

Ligue para o passageiro e pergunte!

Confirme o endereço e aproveite a ligação para perguntar qual será o destino dele.

Tome muito cuidado!

18 – Nunca saia de casa confiando no preço dinâmico

Entre no aplicativo de passageiro e verifique se as passagens então mesmo mais cara.

Você pode simular uma viagem, se essa viagem ficar mais cara do que o comum, você saberá que está no preço dinâmico.

Aí compensa sair de casa para aproveitar o preço dinâmico.

preço dinâmico é como se fosse uma “bandeira 2” dos táxis. Só que o valor não sobe em dias especiais, como finais de semana ou feriado. Ele é calculado conforme a demanda de passageiros e o número de motoristas a disposição.

Quando maior for essa diferença (entre passageiros solicitantes e motoristas trabalhando), mais dinâmico será o preço.

19 – Ande sempre na velocidade da via

E nunca estacione em locais proibidos!

As multas podem acabar com o faturamento do seu dia.

20 – Nunca rode feito “uma barata tonta”

É muito comum nos primeiros dias de Uber as pessoas ficarem ansiosas e ficarem rodando pela cidade procurando passageiros.

Permaneça no local por mais ou menos 20 minutos e se não aparecer nenhum passageiro,  vá para o próximo quarteirão e aguarde mais alguns minutos.

Com certeza algum passageiro irá chama-lo no aplicativo.

Ficar “rodeando” a cidade te fará gastar combustível e manutenção sem que haja a perspectiva de encontrar um passageiro.

Nesse trabalho, inteligência e paciência são qualidades imprescindíveis.

21 – Sempre tenha um aplicativo de rastreio no seu celular

Isso serve para a sua segurança!

Você deve informar os seus familiares de que você possui esse aplicativo.

Caso eles não consigam contatá-lo de alguma maneira, a primeira coisa que eles vão fazer é buscar nesse aplicativo onde está sua localização.

22 – Mantenha sempre suas manutenções preventivas do seu veículo

As corretivas saem mais caras do que as preventivas.

É fácil entender: a manutenção preventiva é aquela que é feita antes que “algo quebre”. Por exemplo, trocar o óleo periodicamente faz com que você não desgaste o motor, os filtros, etc. Isso é uma prevenção.

Já a manutenção corretiva é aquela que você faz quando algo quebra – e elas sempre são mais caras… Imagina se você fundir o motor? O prejuízo vai lá em cima ó!

23 – Busque sempre promoções em postos de combustíveis

Existem diversos aplicativos que fornecem ou informam qual é o mais barato na sua cidade.

24 – O passageiro causou danos no seu carro?

Caso você tenha danos em seu veículo, você poderá reportar à Uber e o passageiro será penalizado por aquele dano.

25 – Tipos de Pagamentos

Caso você precisa de um dinheiro, você pode usar o “Flex Play”, ou seja, você pode retirar o pagamento do dia ou pagamento acumulado no dia que achar mais conveniente.

Então, se você está precisando de um dinheirinho, utilize essa ferramenta em seu favor.

Bônus – Como funciona o Cabify, considerado o principal concorrente do Uber

Economia Compartilhada é um termo que está em alta! Quando eles são usados no setor de transporte, funcionam de forma parecida: o usuário se cadastra, marca os pontos de partida e destino e requisita um veículo. O motorista disponível faz o transporte.

E, ao final da corrida, o valor é cobrado automaticamente, sendo que ambos (motorista e passageiro) podem fazer uma avaliação da experiência.

Se você conseguiu entender o processo, deve ter lembrado do Uber, não é? Pois é exatamente assim que ele funciona. Mas, além de falar dele, vamos citar também o Cabify, um novo aplicativo que aparece como principalmente concorrente do Uber.

Entenda como ambos funcionam e saiba como tirar vantagem deles.

Uber

“A única exigência é que o motorista cadastrado faça pelo menos uma corrida por mês para manter seu cadastro ativo. Você pode dirigir e ganhar tanto quanto você quiser”.

E quanto ganha um motorista do Uber? A pergunta e a resposta são dos anúncios da empresa. Será que é possível ganhar dinheiro com o Uber?

“O pagamento é semanal e tudo vai variar conforme o empenho do motorista. Quanto mais ele trabalhar, mais ele arrecada. Para se ter uma ideia, calculamos que um motorista trabalhe cerca de 8 horas por dia. Assim, o valor médio estimado é de 250 reais, logo, o valor semanal será de 1,7 mil reais”.

Cabify

O Cabify surgiu na Espanha em 2011 e chegou ao Brasil em junho do ano passado, ficando disponível, inicialmente, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O principalmente é exatamente o mesmo do Uber, porém, o aplicativo afirma ter algumas características próprias: o usuário seleciona o destino, pede um carro e aguarda pelo veículo.

Ricardo Werder é presidente de operação do Cabify na América Latina e cedeu uma entrevista ao Valor Econômico, onde disse que o app pode ter a maior operação do mundo no Brasil.

Até junho do ano passado, o aplicativo contava com 10 mil pessoas cadastradas para trabalhar com o Cabify em São Paulo, sendo que a prioridade eram motoristas não listados no concorrente Uber.

Quais os valores do Cabify

O Cabify Lite é uma versão popular do aplicativo e é equivalente ao UberX, sendo que a maior diferença entre ambos é a forma de calcular os preços.

A empresa espanhola considera apenas a distância percorrida e não, necessariamente, o tempo de transporte. Isso, conforme o aplicativo, é vantajoso porque “significa que o usuário nunca vai pagar a mais caso fique parado em um congestionamento, por exemplo”.

Os preços são definidos no site da empresa, onde é possível fazer simulações.

Em São Paulo, por exemplo, o Cabify Lite fica em 2,90 reais por quilometro rodado até os 10 primeiros quilômetros. Depois, 1,85 entre os 10 e os 25 quilômetros. E 3 reais por quilometro a partir dos 25 quilômetros.

O preço de espera é de 0,40 reais a cada 3 minutos e há uma tarifa mínima de 7 reais para uma corrida, que passa para 25 em caso de reserva. .

O valor varia de cidade para cidade, obviamente.

Há outra diferença também: “Com o Cabify, nós, motoristas, temos acesso direto ao telefone do usuário, assim conseguimos entrar em contato com o cliente em locais com grande número de pessoas, como aeroportos, shoppings, etc”, disse um dos usuários.

Mas, vale a pena usar esses meios de transportes? 

Aqui no blog, nós publicamos uma notícia com um vídeo gravado pelo Trovó sobre o Uber. Na verdade, o vídeo é para responder à uma questão muito comum entre os nossos seguidores:

“O que compensa mais: andar de Uber, de Carro Próprio, alugar um Carro ou Táxi”?

Qual você acha que é a resposta? Vamos dar uma dica:

“O aluguel não compensa, nunca. Porque mesmo que a distância seja pequenininha, você vai gastar por ano, aproximadamente, 23 mil reais se a distância for curta. Se a distancia for longa, acima de 10 quilômetros, você vai gastar por volta de 30 mil”.

Mas e aí, é mais vantajoso o Uber ou o Carro Próprio?

A resposta foi muito franca, mas deu o que falar. Por isso, resolvemos trazer mais essa notícia, em cima de algumas informações ditas pelos próprios organizadores do Uber.

Deixe seu Comentário